Você sabe o que é ou já ouviu falar no Regulamento REACH?
Desde 2007, esse regulamento estabelece diversas normas e a Arte da Pele leva essa responsabilidade muito a sério. Quer saber mais sobre essas normas?
Então, veja abaixo em detalhes o que é o regulamento REACH, em como ele é essencial para a importação e exportação de peles exóticas e como a Arte da Pele segue rigorosamente essas normas, garantindo produtos de qualidade e segurança.
Continue a leitura e confira!
O que é o Regulamento REACH?
O termo REACH representa Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos.
E ele se aplica não apenas a substâncias usadas em processos industriais, mas também àquelas presentes em produtos de uso diário, como produtos de limpeza, tintas, vestuário, móveis e aparelhos elétricos.
Ao abranger uma ampla gama de substâncias, o REACH impacta diretamente empresas, incluindo a Arte da Pele, que deve adotar medidas rigorosas para garantir a conformidade com essas normas europeias.
O REACH coloca o dever das empresas à prova, incluindo a Arte da Pele. Para cumprir o regulamento, as empresas devem identificar e gerenciar os riscos associados às substâncias que fabricam e comercializam na União Europeia.
Isso implica demonstrar à Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) como as substâncias podem ser utilizadas com segurança e comunicar aos usuários as medidas de gestão de riscos implementadas.
Se os riscos não puderem ser gerenciados, as autoridades têm o poder de impor restrições à utilização de substâncias perigosas.
A longo prazo, o REACH visa à substituição gradual de substâncias mais perigosas por alternativas menos prejudiciais, promovendo métodos alternativos para a avaliação de perigos.
Como funciona o Regulamento REACH?
O REACH estabelece procedimentos para a coleta e avaliação de informações sobre as propriedades e perigos das substâncias.
As empresas, incluindo a Arte da Pele, devem registrar suas substâncias, colaborando com outras empresas que registram a mesma substância. A ECHA recebe e avalia os registros individuais, enquanto os Estados-Membros avaliam substâncias selecionadas para esclarecer preocupações iniciais sobre saúde humana e meio ambiente.
As autoridades podem proibir substâncias perigosas se os riscos associados não puderem ser gerenciados. Além disso, têm o poder de restringir a utilização ou torná-la dependente de autorização prévia, garantindo um controle rigoroso sobre substâncias químicas no mercado europeu.
Impacto do Regulamento para a Arte da Pele
Como já citamos, o REACH tem um impacto direto na Arte da Pele, uma vez que a empresa atua na importação e exportação de peles exóticas.
No contexto do Regulamento, a Arte da Pele assume o papel de importadora, sendo responsável por garantir que as peles exóticas estejam em conformidade com as normas europeias.
Ao seguir rigorosamente o REACH, a Arte da Pele reforça seu compromisso com a qualidade, segurança e sustentabilidade, promovendo uma moda responsável.
Ele é um pilar essencial para a nossa empresa, pois ele está orientando suas práticas para além das fronteiras legais.
Assim, ao compreender e seguir as normas do REACH, a empresa não apenas atende a exigências regulatórias, mas eleva seus padrões, oferecendo aos clientes peles exóticas de alta qualidade, seguras e sustentáveis.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o compromisso da Arte da Pele com a excelência e a responsabilidade ambiental!